sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Você conhece a SMAM 2014?


A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2014 é promovida pela ONU e tem como foco mostrar como o aleitamento materno pode nos ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio também estabelecidos pela ONU.

Ao todo são oito objetivos a serem alcançados:

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

O leite materno é um alimento completo, capaz de salvar vidas, contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo e é base para o desenvolvimento neurológico. Por ser um alimento integral da saúde reprodutiva feminina, é um direito da mulher.
A amamentação reforça a imunização, fornece ao bebê agentes antibacterianos, antivirais e antiparasitas. O colostro é tão rico em anticorpos e possui tantas propriedades anti-infecção que é considerado a primeira "vacina" do bebê. Amamentar reduz o risco de câncer de mama em até 25%, reduz os riscos de câncer ovariano, osteoporose e fratura de quadril.
Atenção! Toda a mãe soropositiva para o HIV deverá ser orientada a não amamentar e precisa estar ciente que ela tem o direito de receber a fórmula láctea infantil até seu filho completar pelo menos 6 meses.
A Estratégia Global Para Alimentação de Lactentes e Crianças Pequenas promove a colaboração multissetorial e diversas alianças. Não basta apenas apoiar e incentivar a amamentação, o impacto negativo das propagandas enganosas de substitutos do leite materno precisa ser contido.

Assim nós ficamos sabendo sobre 7 dos 8 objetivos a serem alcançados, mas e o item 7? Ele está logo abaixo com dados alarmantes:

7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
A lista do lixo gerado pelo uso dos substitutos do leite materno é imensa, segundo Gabrielle Palmer 23.706 toneladas de metal são usadas em latas de fórmulas infantis para o consumo de 1 milhão de bebês, bem como 341 toneladas de papel, isso sem falar dos custos adicionais de todo o material promocional. Somente um fabricante de mamadeiras e chupetas distribui 20 milhões de mamadeiras por ano, além das embalagens de papelão não degradáveis/não recicláveis tetra pack que acondicionam produtos líquidos prontos para o consumo.

E como nós podemos ajudar?

- Apoiar e incentivar as mamãe a amamentar seus filhos
- Você que está amamentando pode ser também uma doadora de leite
- Todos nós podemos colaborar com a doação de potes para o armazenamento do leite doado. Mas atenção! Os potes devem ser de vidro e com tampa de rosca para a vedação ser completa (como os potes de café solúvel e maionese), pois os leites doados passam por um processo de pasteurização.

Vamos ajudar a salvar vidas!

Obrigada,
Laura.

Fonte: ONU, SUS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário