terça-feira, 19 de agosto de 2014

Quanto custa jogar o lixo na rua?


Salto

Muito se fala sobre "jogar o lixo no lixo", mas pouco se faz sobre isso. O resultado? Em época de chuva, enchentes causadas pelo acúmulo de lixo nas ruas. Mas para onde vai todo esse lixo? Esse longo período de estiagem que várias partes do Brasil estão passando mostra de forma clara e triste.

Salto, município do interior de São Paulo que vive a maior estiagem dos últimos 70 anos retirou mais de SETE toneladas de lixo do fundo do rio Tietê em 50 horas de serviço. Duas toneladas de madeiras, mais garrafas plásticas e uma enorme quantidade de sapatos, sim, sapatos só na primeira etapa de limpeza de uma das margens do rio.
Salto

As equipes de limpeza usaram rapel para realizar essa que foi a maior ação de limpeza do rio Tietê em 70 anos. As madeiras serão usadas para a fabricação de cadeiras por uma empresa, mas todos os outros resíduos serão descartados por estarem contaminados.

Em Manaus, capital do Amazonas, o Rio Negro também está com seu nível mais baixo que o normal e, à medida que o rio vai baixando, o lixo vai aparecendo.
Manaus

É um tapete de lixo que se forma pelo igarapés que cortam a cidade, a prefeitura de Manaus já gastou mais de CINCO MILHÕES DE REAIS para retirar QUATRO toneladas de lixo das águas da cidade. E ainda há muito a ser recolhido. Em algumas cidades, a imagem que se tem é de um lixão flutuante.

Os casos de diarreia aguda aumentaram quase 30% em 2014. E os de hepatite A, 51% num comparativo com o primeiro semestre do ano passado. Qualquer tropeço, ou contato com a água contaminada é suficiente para que as doenças apareçam.

As prefeituras das cidades estão gastando milhões para retirar o lixo dos rios, a população está sofrendo com doenças, isso sem mencionar toda a fauna e flora aquática que sofreu e sofre com as ações erradas do ser humano... Quanto dinheiro, quanta vida desperdiçados por preguiça, vergonha, comodismo.

É uma coisa simples, tão óbvia, basta jogar o lixo em seu devido lugar. Isso é cuidar da vida, da SUA vida, do NOSSO planeta e do NOSSO futuro. Pense nisso!

Nos links abaixo é possível conferir as matérias com vídeos que ilustram bem a situação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário