Indignação, tristeza, dor, revolta impossível descrever tudo o que senti ao ver a reportagem exibida pelo "Fantástico" no domingo (20). Uma espécie incrivelmente dócil, importante na reabilitação de pessoas e rara está ameaçada e pode ser TOTALMENTE EXTINTA em 15 anos.
Pescadores da Amazônia estão caçando e matando o boto cor-de-rosa, ou boto vermelho, são mais de mil botos mortos por ano e por que? Fome? Necessidade? Não! Os botos estão sendo mortos pela ganância do ser humano! Sua carne e gordura são usadas como isca para a pesca da piracatinga, o peixe carniceiro da Amazônia.
A AMPA (Associação Amigos do Peixe Boi) monitora a região e conseguiu fazer imagens chocantes da caça e morte desses animais. Há anos os pesquisadores estudam o boto cor-de-rosa, em cinco anos sua população já caiu em 50% só na região do meio Solimões.
As imagens gravadas por pesquisadores da AMPA revoltam e nos fazem chorar, fêmeas grávidas que são constantemente procuradas por biólogos na esperança de ver a população de botos voltar a crescer são mortas. Sim, os caçadores matam fêmeas grávidas sem dó nem piedade e usam sua carne e seu feto para atrair as piracatingas.
Em sua defesa os caçadores dizem que precisam fazer isso na época da proibição da pesca, quando são proibidos de pescar outros peixes, oras, mas eles podem usar outros materiais para pescar a tal piracatinga, realizar outras atividades, isso sem falar que eles ganham o auxílio-defeso de um salário mínimo do governo federal mensalmente no período em que a pesca é proibida.
Eu já perdi tudo, de ter que regular comida mesmo e nunca roubei sequer 10 centavos de alguém, muito menos sai matando animais indefesos por aí e olha que eu não tinha um auxílio-defeso de um salário mínimo mensal do governo para me ajudar.
Quando se quer, se arruma um jeito. Acontece que nem sempre a saída correta e honesta é a mais fácil e rápida e com isso quem sofre é o mais fraco.
As denúncias realizadas não só pelo "Fantástico", mas por outros meios fizeram com que fosse finalmente publicada na sexta-feira a lei que proíbe a caça da piracatinga, porém essa lei só entrará em vigor a partir de janeiro de 2015, até lá mais de MIL botos podem morrer até que essa lei comece a valer.
A nós resta fiscalizar o trabalho das autoridades, ficar atentos a qualquer notícia a respeito dos botos e divulgar quão rara e importante essa espécie é para a humanidade. Cada ser deve e merece ser respeitado, o boto cor-de-rosa só existe na amazônia e está ameaçado de extinção, não vamos deixar que mais uma de nossas espécies acabe.
Desculpem o desabafo, mas não aguentei!
Laura Böving Paiva
Segue o link com a matéria completa exibida no "Fantástico" dia 20 de julho de 2014. No início do vídeo é possível ver quão dóceis os botos são e como eles são importantes na reabilitação de crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário