sábado, 19 de abril de 2014

Você já imaginou um exército feito de lixo?


Sim, ele existe!



H.A. Schult, artista plástico alemão, percorre o mundo há 18 anos com o seu exército de pessoas de lixo. Tel Aviv, em Israel, é a mais recente cidade a albergar este exército de desperdício humano.

Schult construiu o seu exército em 1996, a partir de todo o tipo de lixo reciclável. Desde então, Trash People – o nome da exposição itinerante – já passou por Xanten, Paris, Moscovo, Pequim, Cairo, Zermatt, Kilkenny, Bruxelas, Colónia, Graz, Roma, Barcelona, Washington D.C, Siracusa, Fabriano, Telgte e pelo Árctico, refere o Green Prophet.

Agora é a vez de Tel Aviv albergar o exército de lixo do artista germânico. Originalmente, a exposição era composta por mil homens de lixo, mas encontra-se actualmente reduzida para 500 elementos. Os soldados de lixo foram construídos a partir de 20 toneladas de ferro, vidro, hardware de computador e lixo industrial. O objectivo do artista plástico é alertar para o consumismo e produção elevada de resíduos, muitos deles extremamente prejudiciais para o planeta.

Para expor Trash People, o artista alemão escolheu Hiriya, um local de Tel Aviv que outrora foi o maior aterro de Israel. Actualmente, o local é conhecido como Parque Ariel Sharon. Anteriormente, o local era tão rico em metano que fornecia energia a uma fábrica das proximidades. Desde que foi reabilitado e convertido em parque público que o espaço promove acções educativas sobre a gestão de resíduos.

Em 2012, Israel era o país, depois dos Estados Unidos, que gerava mais lixo per capita no mundo. Nesse ano, três mil toneladas eram enviadas diariamente para Hiriya.



Nenhum comentário:

Postar um comentário