sábado, 7 de setembro de 2013

Incêndio destroi reserva indígena no Mato Grosso.

Foram identificados por peritos do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), ligado ao Ibama, cinco incêndios criminosos na terra indígena Marãiwatsédé, no município de Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá. O coordenador nacional do Prevfogo, Rodrigo de Moraes Falleiro, disse nesta quinta-feira (5) que voltaram a surgir mais focos de queimadas na região. No mês passado, o fogo destruiu cerca de 160 mil hectares da terra indígena.

Para garantir a segurança dos 40 brigadistas do Ibama que atuam no combate às chamas , foi solicitado reforço de agentes da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso. Segundo Falleiro, foram encontrados pedaços de bambú com gasolina, que possivelmente teriam sido utilizados para atear fogo, configurando o crime, porém, ainda não foram identificados os responsáveis.

Ao todo, desde o mês passado, houve 17 incêndios na região que pertence aos índios da etnia xavante. O território foi integralmente desocupado no início deste ano após determinação da Justiça, que reconheceu a área como sendo pertencente aos indígenas e não aos agricultores que permaneceram no local por cerca de 20 anos.

Dois desses 17 incêndios foram provocados pelos próprios índios. Um ocorreu em uma área usada para o cultivo de verduras e legumes para a 'queima da roça' e outro durante a extração de mel na mata. A previsão é que os brigadistas permaneçam mais 10 dias, a contar de quinta-feira passada (5), na região. Enquanto isso, está sendo feito trabalho de aceramento para evitar que, em caso de incêndio, o fogo se alastre.

Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/ibama-identifica-incendio-criminoso-em-area-retomada-por-indios-em-mt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário