sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Fumaça tóxica em São Francisco do Sul - SC

O incêndio no armazém de fertilizantes começou na noite de terça-feira (24), mais de 200 bombeiros trabalharam para controlar o fogo.  O produto liberou nitrato de amônio, o que gerou uma fumaça tóxica que dominou o céu de São Francisco do Sul (Santa Catarina) e chegou até o litoral paulista, em menor intensidade.  Pela primeira vez, a fumaça de um incêndio pode ser vista em imagens de satélite. O nitrato de amônio gera fumaça mesmo sem chamas, por isso os bombeiros continuam trabalhando para manter a temperatura do material encontrado.
Depois de 60 horas as equipes conseguiram controlar o incêndio e os moradores da cidade estão liberados para voltar para suas casas, as aulas devem recomeçar na segunda-feira.
Agora a preocupação é com os danos ambientais causados, a marinha já enviou uma equipe de avaliação de produtos químicos e nucleares para avaliar a situação, os laudos devem ficar prontos na próxima semana. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) está preocupada com a chuva prevista para o final de semana que pode fazer com que a água, supostamente contaminada, se infiltre no solo e contamine os lençóis freáticos. A situação da fauna e flora será monitorada nos próximos dias na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário