domingo, 4 de janeiro de 2015

O saber que vem do lixo.



A história de hoje se passa no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Passo Fundo e mostra a importância que os livros podem ter na vida de uma pessoa. Sr. Chicão nasceu em 1944, hoje vive da aposentadoria e do que ganha com a venda de material reciclável que recolhe do lixo em um galpão mal iluminado, sem luxo onde funciona sua biblioteca há 20 km do centro de Passo Fundo (RS).

A biblioteca começou a ser formada a partir de livros encontrados no lixo, os exemplares eram levados de carrinho até o galpão, com o tempo as pessoas começaram a doar os livros que seriam jogados fora. Hoje mais de seis mil livros compõem a biblioteca de Seu Chicão.

Algumas escolas visitam a biblioteca e estudantes universitários ajudam a catalogar os exemplares. Seu Chicão tem 70 anos e seu sonho é transformar o local em um lugar para a cidade.

Mas por que realizar esse trabalho? "Porque amanhã ou depois não vai mais existir livro pra ler, então a gente quer conservar o que a gente puder conservar, enquanto eu for vivo eu quero conservar isso aqui", responde.

Algumas pessoas dizem que ele é louco, mas o senhor que estudou apenas até a 5ª série do ensino fundamental responde: "É da loucura que vem as coisas boas".


No final do ano de 2014 Sr. Chicão foi nomeado membro da Academia de Letras de Passo Fundo e Cidadão Honorário da Cidade por seu trabalho realizado em prol da educação e dos livros.

A reportagem completa se encontra abaixo. Só para constar, os computadores que aparecem na biblioteca também foram encontrados no lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário