quinta-feira, 26 de junho de 2014

Plantas Tóxicas

Fala galera! A Dra. Fabiana escreveu mais um super texto para nós, dessa vez sobre plantas tóxicas, vamos ver?


São muitas as substâncias tóxicas presentes no dia a dia, desinfetantes, tintas, inseticidas, remédios, entre outros. Mas o que muitas pessoas não sabem é que algumas plantas, muitas vezes bonitas e aparentemente inofensivas, podem ser tóxicas e perigosas.

A ingestão ou o contato com essas plantas pode causar desde reações cutâneas até a morte.

A intoxicação por plantas ocorre principalmente em gatos de qualquer idade e cães jovens. Essas plantas também são perigosas para seres humanos, principalmente crianças.

O ideal é que se conheça a planta, se ela oferece perigo ou não. Se for tóxica o melhor é que fique em um lugar onde o animal ou a criança não tenham acesso ou ainda, dependendo da toxidade, o ideal mesmo é evitar tê-las em casa. Tome cuidado ao passear em parques com os cães e ensine as crianças a não brincarem ou colocarem plantas na boca.

Em caso de ingestão ou suspeita de ingestão, de qualquer produto tóxico, inclusive plantas, o médico ou veterinário deverá ser consultado imediatamente, se possível levando a planta ou produto ingerido. Não dê água, leite ou provoque vômitos, sem orientação médica, pois em alguns casos isso poderá agravar os sintomas. Lembrando que essas orientações servem tanto para plantas quanto para outros produtos tóxicos.

Abaixo listaremos algumas plantas mais comuns e seus efeitos em cães e gatos.

1. Comigo Ninguém Pode (Dieffenbachia picta): 

O princípio ativo tóxico são os cristais de oxalato de cálcio. Causam grande resposta inflamatória (processo alérgico), edema (inchaço) de lábios e boca, sensação de queimação, diarreia, vômito, salivação, edema de glote e asfixia.

2. Copo de leite (Zantedeschia aethiopica): 

Sintomas: Edema dos lábios, boca e língua, náuseas, vômito, diarreia, salivação, dificuldade de engolir e asfixia.

3. Costela de Adão (Mostera sp) e Filodendron (Philodendron): 

Sintomas: Irritação, edema de lábios, boca, língua e garganta. Lesão renal em gatos.

4. Antúrio (Anthurium andraeanum): 

Sintomas: Salivação, coceira e inchaço na face, vômitos e paralisia da língua, dificuldade de engolir e asfixia.

5. Espirradeira ou Oleandro (Nerium Oleander): 

Sintomas: náusea, distúrbios visuais, tremores, sintomas cardiovasculares, arritmia, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), fibrilação, bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos) e parada cardíaca.

6. Azaléia (Rhododendorn sp): 

Sintomas: Aumento da motilidade gástrica, vômito, irritação da mucosa gástrica, hipotensão (queda da pressão arterial), bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos) e depressão respiratória.

7. Coroa de Cristo (Euphobis millii): 

Sintomas: Dermatite de contato, edema de boca, lábios e língua, dor abdominal, vômito e diarreia. Quando em contato com os olhos causa irritação, edema de pálpebra, lacrimejamento e dificuldade visual.

8. Bico de Papagaio (Euphobia pulcherrima): 

Sintomas: Inchaço nos lábios, boca e língua, náuseas, vômito, diarreia e salivação. Nos olhos irritação e lacrimejamento.

9. Hera (Hedera helix): 

Sintomas: salivação, irritação oral, prurido severo (coceira), dor abdominal, vômito, diarreia, problemas respiratórios e alterações neurológicas.

Em contato com a pele causa edema, dor e dermatite. Irritação ocular quando em contato com os olhos. Pode ocorrer alteração da função renal.

10. Trombeta de Anjo ou Saia branca (Datura sp): 

Sintomas: Dilatação da pupila, boca seca, aumento dos batimentos cardíacos, diminuição do volume de urina, prisão de ventre, delírio, alucinações, febre e convulsões. Insuficiência renal.

11. Lírio beladona (Amaryllis spp): 

Sintomas: Náusea, diarreia, queda da pressão arterial e depressão.

12. Flor das almas (Senecio brasiliensis): 

Sintomas: náusea, vômitos e é tóxica para o fígado.

13. Mamona (Ricinus Communis): 

Parte tóxica: principalmente as sementes.

Sintomas: Náuseas, queimação na garganta, vômito, diarreia com sangue, cólica abdominal, sonolência, tremor, convulsão e coma.

14. Fumo (Nicotiana Tabacum): 

Sintomas: Salivação, náusea, vômitos, tremores, incoordenação e ataxia, colapso e insuficiência respiratória. 

Outras plantas tóxicas: tinhorão, caládio, singônio, jibóia, lírio da paz, begônia, espada de São Jorge, alamanda, dedaleira, oficial de sala, chapéu de napoleão, leiteiro vermelho, avelós, poinsétia ou flor de natal, figueiras, jasmim manga, mandioca brava, sementes e folhas de espécies de prunus (pessegueiros), sementes de maçã, umbú, tungue, orelha de macaco, amor perfeito, cicas, mata cavalo, dama da noite, couve do mato, romã, maravilha, pimenta de jardim, maconha, pinhão roxo, hortênsia, erva de rato, lantana, lobélia, narciso, urtiga, arnica, arruda, olho de cabra, saia roxa, samambaia e vinca.

Em caso de dúvida ou orientação ligue para:

Disque-Intoxicação: 0800-722-6001 A ligação é gratuita em todo território nacional.

Os links abaixo contém fotos de algumas plantas tóxicas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário