sábado, 21 de março de 2015

Dia Internacional das Florestas

UN Post Card

Ah! As florestas! Cobrem um terço da massa terrestre do planeta, cerca 1,6 bilhão de pessoas dependem delas para a sua subsistência. São o ecossistema biologicamente mais diverso da terra, a casa de mais de 80% das espécies animais terrestres. São elas que protegem as bacias hidrográficas, responsáveis por fornecer 75% de água doce em todo o mundo.  Além de contribuírem para o equilíbrio do oxigênio, dióxido de carbono e umidade do ar, o que faz das florestas peça chave da nossa luta conta as mudanças climáticas.

Entretanto, mesmo com todos esses benefícios sociais, econômicos, ecológicos e de saúe de valor inestimável, as florestas não são respeitadas. O desmatamento global continua em um ritmo alarmante, 13 milhões de hectares de florestas são destruídos a cada ano, esse desmatamento é responsável pela emissão de 12% a 20% dos gases de efeito estufa em todo o mundo que contribuem para as alterações climáticas.

O Brasil aparece no topo do ranking de desmatamento no mundo, nosso país já perdeu 15% do Pantanal, 45% da Caatinga, 48% do Cerrado, 20% da Amazônia, 53% dos Pampas e 91,5% da Mata Atlântica.
Apesar de os números do desmatamento terem voltado a subir no ano passado, o Brasil não assinou o acordo mundial apresentado na Cúpula do Clima que propõe redução de 50% de desmatamento até 2020 e zerar esse número até 2030.

Pensando em todos esses dados a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Internacional das Florestas e desenvolverá atividades durante todo o dia.

As florestas são responsáveis por cuidar, preservar a vida, vamos preserva-las!

Para saber das atividades desenvolvidas pela ONU:
http://www.un.org/en/events/forestsday/

Fonte: http://www.wwf.org.br/informacoes/sala_de_imprensa/?44062/Amaznia-Brasileira-desafios-para-uma-efetiva-poltica-de-combate-ao-desmatamento
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140924_brasil_acordo_clima_lgb

http://www.un.org/en/events/forestsday/

Mais informações sobre o Brasil:
http://isfbrazilinaction.blogspot.com.br/2014/07/como-vao-nossas-florestas.html

Imagem: ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário